Manter os bichinhos saudáveis é um dos principais deveres de um tutor. Por isso, você precisa saber quais vacinas dar e com que frequência o seu animal deve tomar, além dos vermífugos que também precisam estar agendados. Dessa forma, além de preservar a saúde do seu bichinho, você evita que doenças sejam transmitidas às pessoas próximas. Animais de estimação precisam ser vacinados ainda filhotes e os seus tutores devem ficar atentos à carteira de vacinação.
Confira as vacinas essenciais para cachorros e gatos:
Essenciais: antirrábica e múltipla
Opcionais: parainfluenza (tosse dos canis) e giárdia
Periodicidade:
45 dias de vida: 1ª dose da múltipla
75 dias de vida: 2ª dose da múltipla
105 dias de vida: 3ª dose da múltipla
120 dias de vida: antirrábica
Essenciais: antirrábica e múltipla (quádrupla ou quíntupla)
Periodicidade
60 dias de vida: 1ª dose da múltipla
90 dias de vida: 2ª dose da múltipla
120 dias de vida: antirrábica
Fica o alerta: a vacinação não garante que o pet não ficará doente (assim como no caso dos humanos), afinal, existem doenças que não possuem vacinas. Por outro lado, se o animal for vacinado, elas podem vir de maneira mais branda.
Como administrar o vermífugo?
A contaminação por vermes em pets é muito comum, pois eles podem ser transmitidos por meio da terra na qual o animal deita, na água que bebe, na picada de pulgas e insetos, entre outros. Você deve dar vermífugo para o seu gato ou cachorro desde filhote.
Nos cães, a primeira dose pode ser aplicada entre 15 e 30 dias de vida e a segunda dose aos 4, 5 e 6 meses. Já nos gatos, a aplicação ocorre após os primeiros 30 dias de vida.
A frequência posterior varia com o estilo de vida do animal. Se ele fica mais em contato com agentes transmissores e em ambientes propícios à contaminação, é necessário tomar o vermífugo com mais frequência.