Com a rotina corrida que levamos, é comum que o pet fique sozinho em casa durante o dia. Nem sempre tem alguém disponível para ficar com o bichinho e isso também não significa precisar abrir mão de tê-lo. Por isso, separamos algumas dicas para você criar um ambiente mais confortável para que seu pet fique mais tranquilo em sua ausência. Confira:
A ansiedade da separação é o que mais causa problemas. Por isso, antes de sair não diga tchau, nem fale fininho ou dê beijos. As atitudes geram no animal a sensação de incômodo e sofrimento. Por consequência, ficará angustiado, começará a latir e chorar. Somente vire as costas e saia, sem espiar e sem ter dó. Parece estranho, mas funciona melhor.
Crie um ambiente agradável: deixe brinquedos, petiscos escondidos, bolinhas e outras coisas para que ele se distraia. É interessante ter alguns brinquedos que não ficam à disposição dele o tempo todo, mas somente quando estiver sozinho. Você também pode deixar a TV ou o rádio ligados para que ele não se sinta tão só.
Deixe algo que você usa, como uma camiseta, para que ele sinta o seu cheiro e se sinta melhor. Assim ele vai ter a sensação que você está perto, mesmo estando longe.
Cuidado com os objetos que você deixa ao alcance do cachorro para que ele não se machuque quando ficar sozinho. Cuide para não deixar coisas com as quais ele pode se engasgar e também desligue equipamentos eletrônicos. Preferencialmente, delimite um espaço para ele permanecer, isso evita acidentes.
Quando retornar para casa, passeie com o seu pet, dê bastante atenção e carinho a ele. Apenas não faça festa ao chegar para ele não associar o momento a algo necessariamente ruim. Torne os momentos em que vocês estão juntos divertidos, com atividades diferentes.