fbpx

Saiba como funciona a memória dos pets!

5 dicas para te ajudar na hora de cortar a unha do gato
5 dicas para te ajudar na hora de cortar a unha do gato
27 julho, 2021
Estrabismo em gatos: entenda as causas e o tratamento!
Estrabismo em gatos: entenda as causas e o tratamento!
20 agosto, 2021
Saiba como funciona a memória dos pets!

Já olhou para o seu pet e pensou “o que se passa na cabeça dele?” Mesmo que para muitos tutores os fatores “memória e inteligência’’ sejam algo ultrapassado na hora de escolher um pet para a adoção, existem muitos outros que veem como um ponto primordial.

Como somos extremamente curiosos com tudo que é relacionado à vida dos nossos amigos de quatro patas, o Pet Doctor separou algumas informações de como funciona a memória dos pets, confira!

Memória felina

Quando falamos sobre a memória dos pets, muitos estudos ainda estão sendo realizados para conseguirmos entender tudo que passa na cabeça de nossos amigos.

Por muito tempo, foi instaurado erroneamente um tabu sobre a inteligência entre cães e gatos. Tudo bem, nós sabemos que em uma rotina felina não existem muitas bolinhas para se correr atrás ou dar a patinha, mas isso anula capacidade e inteligência felina em obedecer ou não comandos.

Assim como nós, os felinos possuem uma memória de curto e longo prazo. Segundo estudos, um gato pode ter uma lembrança curta de 16 horas, fazendo com que o pet se recorde de eventos recentes, mas que sejam minimamente relevantes e selecionados por eles.

Referente à memória felina a longo prazo, ainda não é possível dizer por quanto tempo os bichanos se lembram de seus donos ou outros aspectos da sua vida, mas pesquisas continuam sendo realizadas.

Você provavelmente balança o pote de ração quando quer alimentar o seu peludo, certo? Diferente dos cães, que na maioria das vezes precisam do adestramento, a memória felina funciona principalmente por meio de observações e de experiências vividas. Assim, atos como esses, que são super convenientes para os felinos, ajudam nas suas lembranças seletivas. 

Se colocássemos em uma balança, poderíamos afirmar que os gatos compreendem mais facilmente as situações, apenas por meio de observação, sem muitos movimentos repetidos. 

Memória canina

De encontro a memória dos pets que adoram mordem um chinelo, se você é um tutor canino, aí vai uma notícia não muito boa pra você: não adianta brigar com o pet depois da arte que ele fez, ele esquecerá em 5 minutos, literalmente.

Além da memória dos cães passearem entre curto e longo prazo, também existe a olfativa. Ela permite que o pet se lembre de uma pessoa querida após muito tempo e até o caminho para casa.

Infelizmente, pode esquecer a briga em uma situação inusitada, mas prepare-se quando colocar o tênis em que geralmente o leva para passear, pois é aí que a memória a longo prazo aparece! 

Com o pet idoso, muitas coisas mudam na rotina e a memória é uma delas. O Alzheimer canino é um momento difícil, mas com todos os cuidados necessários, o cão pode viver uma vida saudável dentro do possível.

Cães x Gatos

Agora sim, o grande duelo entre a memória dos pets que todos esperavam!

Você sabia que o número de neurônios dos cães é bem superior ao dos gatos? Apesar de uma diferença grande entre os impulsos nervosos, sendo caninos 530 milhões de células e felinos 250 milhões, isso não altera a inteligência entre eles! 

Para cessar essa briga de uma vez por todas, pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, confirmaram por meio de estudos que não existe diferença na inteligência. Então, se você é o tipo de tutor que adotaria um pet se baseando nesse fator, te informamos que ambos são igualmente inteligentes.

Leia também: Você já ouviu falar em catnip? Conheça a “erva do gato”
E aí, você é do time cães ou gatos? Continue nos acompanhando, para saber mais sobre a vida do seu pet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *