Assim como nós, os pets também são submetidos a diversas doenças ao longo da vida. Por incrível que pareça, a otite canina também aparece para os cãezinhos, gerando infecções de ouvido, dores e muito incômodo nesta região.
Por ser uma doença que pode prejudicar a audição do cão de maneira permanente, continue lendo para saber tudo sobre essa doença e todos os cuidados para evitar a inflamação!
Entre cães e cadelas, castrados ou não, sejam eles pedigrees ou SRD, a otite canina não possui preferidos na hora de aparecer. Mesmo que seja uma inflamação bastante comum em cães, não é uma condição que deve ser menosprezada pelos tutores.
Considerada uma doença inflamatória, sua causa pode ocorrer através de alergias, tumores, presença de parasitas, como carrapatos, ou de algum corpo estranho no ouvido do cão.
Raças de orelhas pendulares, peludas e/ou caídas, são mais propensas em desenvolver essa inflamação, pois favorecem a umidade do canal auditivo e podem contribuir para o aparecimento de bactérias e fungos. Algumas delas são:
Devemos intensificar que a otite canina pode prejudicar a audição do cão de maneira permanente, por isso, é imprescindível que em suspeita ou primeiros sintomas, o tutor procure um veterinário.
Geralmente, o tratamento da otite canina varia e, por isso, deve ser diagnosticado por um especialista após a avaliação de cada pet. Após essa consulta, em alguns casos, o veterinário prescreve alguns produtos tópicos que são aplicados no local da inflamação/ infecção.
Independentemente de suas causas, como infecções por bactérias, fungos, ácaros ou alergias, a Otite Canina provoca dores e incômodos, podendo se desenvolver para problemas ainda mais sérios. Por isso, em qualquer sinal de infecção, procure o especialista mais próximo.
Confira outros posts do Blog: Saiba mais sobre a gripe canina!
Se possui dúvidas ou suspeita que seu pet esteja com infecções de ouvido, entre em contato com um de nossos veterinários!