Quais são os cuidados para os pets que você utiliza nas vésperas de fim de ano? Com as festas chegando, vêm acompanhado delas os barulhos de fogos de artifício, rojões e explosivos, que causam situações estressantes tanto para os tutores, quanto para os bichinhos.
Desta forma, separamos algumas dicas e cuidados para os pets na véspera de fim de ano, amenizando o sofrimento dos bichinhos, confira:
Os fogos de artifício podem causar convulsões e desmaios nos bichinhos. A agitação por conta do barulho eleva a temperatura do animal, podendo causar vômito e diarreia, além de ser um risco a saúde física do bichinho, caso ele esteja na rua.
Se até os humanos são afetados com queimaduras, ferimentos e lesões, que diretamente são causadas pela queima de fogos, o que garante que os pets não seriam? Por isso, os cuidados para os pets na véspera de fim de ano devem ser redobrados.
Normalmente, pets assustados ficam extremamente agitados, nervosos e assustados com esses barulhos. Alguns indícios são:
É necessário ficar atento, pois mesmo com medicações e situações controladas, em casos onde o animal é epilético, o barulho pode agravar situações de convulsões.
Agora que você já sabe o porquê os fogos são tão perigosos e como identificar um pet assustado, vamos aos cuidados e dicas!
Gaste a energia do pet durante o dia: está chegando o grande dia das festas? Para os tutores caninos, caminhada, caminhada e caminhada. Aos tutores felinos, vamos de enriquecimento ambiental e muitas brincadeiras!
Técnica do paninho: com uma faixa de tecido macia em mãos, amarre o cãozinho da seguinte forma: coloque o pano na altura do peito, cruze sobre o dorso e dê um nó próximo à coluna. Parece estranho, mas a pressão exercida pelo pano no animal trabalha a parte psicológica, dando a sensação de segurança e deixando o bichinho menos agitado!
Música para todos os pets: como vocês já sabem, o Spotify tem uma Playlist Pet que ajuda a reduzir o estresse do seu animal durante a queima. Outra forma de tranquilizá-los com música é colocá-los para ouvir músicas diferentes por um período, você notará depois que ele ficará mais tranquilo quando tiverem fogos.
Ouvidinhos de algodão: a técnica dos algodões nos ouvidos permite que os sons não incomodem tanto os bichinhos. Assim, o barulho vai ficar mais ameno e ele vai se sentir melhor e mais seguro!
Outra alternativa para acalmá-los também é ligar a TV e o ventilador para amenizar o som, afinal, esses são barulhos que os animais já estão mais habituados. Se puder, nunca deixe seu cão ou gato sozinho durante a queima de fogos. Quando o momento chegar, seu bichinho procurará pelo porto seguro dele, você, e isso o tranquilizará.
Veja também: como reacostumar o pet à rotina sozinho pós-pandemia!
Seu pet já possui casos de estresse pelos fogos? Confie na equipe do Pet Doctor e converse com um de nossos veterinários, podemos ajudar!