fbpx

Tudo o que você precisa saber antes de viajar com o pet

Sangue nas fezes do seu cachorro: o que pode ser?
3 maio, 2018
Como dar remédio ao seu pet?
3 maio, 2018

Não quer mais esquentar a cabeça procurando alguém que possa cuidar do seu pet toda vez que sair de férias ou simplesmente, dessa vez, deseja levar ele junto com você na viagem? Se você não consegue ficar longe do seu pet, a ideia de leva-lo para viajar já deve ter passado pela sua cabeça, mas a falta de informação sobre como funciona o procedimento costuma ser um empecilho para muitos tutores.

Confira abaixo dicas importantes para que você consiga viajar com o pet!

Planeje com bastante antecedência

– Para que sua viagem seja tranquila e seu pet fique confortável, você, tutor, precisa planejar tudo com muita antecedência, pois dessa forma saberá quais são os procedimentos e as exigências de cada país para a entrada de animais domésticos. Alguns países demoram meses para emitir a autorização oficial, sem a qual não é possível validar o Certificado Veterinário Internacional (CVI), documento que permite que seu pet viaje para o exterior.

– O Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, outro documento oficial, leva em torno de um mês para ser expedido pelo Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), já o CVI pode ser emitido no mesmo dia do embarque. Após providenciar todos os documentos exigidos, você pode programar o resto da viagem com o seu pet, como escolher os itinerários e o local que vocês vão ficar – se for o caso, não se esqueça de pesquisar quais hotéis aceitam animais de estimação.

– Outro motivo importante de se planejar é por conta do clima. Você vai para um lugar muito frio? Lembre-se de que talvez o seu pet não esteja preparado para temperaturas muito baixas. O mesmo vale para locais de clima muito quente; o essencial é levar seu amigo a um veterinário para receber todas as recomendações necessárias antes da viagem, bem como para já aplicar nele todas as vacinas exigidas – a vacinação antirrábica deve ser realizada pelo menos 30 dias antes da data da viagem.

Partiu!

– Alguns países aceitam tanto o passaporte quanto o CVI para a entrada dos animais, entretanto, outros só consideram o CVI como documento oficial. Para retornar ao Brasil, é necessário que o tutor tire outro CVI (somente os países participantes do Mercosul aceitam o mesmo para o retorno do animal). O certificado deve ser emitido antes de cada viagem, já o passaporte é válido durante toda a vida de seu pet.

– Se vocês forem viajar de avião, fique atento aos procedimentos de despacho da companhia aérea, pois cada empresa tem suas regras para o transporte de animais domésticos. Em viagens aéreas e terrestres (carro, ônibus, etc.) pelo Brasil, é necessário apenas o porte do Atestado de Saúde do animal, que pode ser emitido por um veterinário cadastrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

– Como seu pet irá para um lugar desconhecido, é aconselhável levar na viagem algum brinquedo, coberta, etc. que ele esteja habituado, assim ele sentirá o cheiro conhecido de casa e ficará mais calmo durante todo o trajeto

Você acha que já está pronto(a) para sair de férias com o seu pet? Confira mais dicas na próxima semana no blog do Pet Doctor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *