Pelos brancos, dificuldade em enxergar e ouvir, problemas odontológicos, menos disposição para brincar e correr. O processo de envelhecimento dos pets é bem parecido com o nosso e, assim como nós, ao ficarem idosos, os cachorros precisam de alguns cuidados especiais.
Confira abaixo algumas dicas para ajudar o seu amigo a passar pela velhice com muito conforto e amor!
É importante que a alimentação do cachorro idoso seja muito balanceada, com uma boa taxa de proteínas e fibras, visto que eles têm uma maior propensão a engordar. As rações específicas para cães mais velhos podem auxiliar por serem ricas em ômega 3 e zinco.
Com o passar dos anos, as visitas ao veterinário com o seu amigo devem se tornar mais frequentes. O ideal é que os cães mais velhos realizem um check up a cada seis meses. Devem ser feitos exames de rotina para avaliar principalmente o coração, os rins, a boca, os olhos e os níveis de determinados hormônios do animal.
Um cão mais velho não tem a mesma disposição para correr e brincar como antigamente, por este motivo, é necessário que você fique atento à questão da mobilidade dele. Tente manter a caminha perto de onde ele come e toma água; facilite também o acesso ao local onde ele faz as necessidades.
Não é porque seu pet está velhinho que ele não pode mais se exercitar! O mais adequado é que você o leve para passear nos horários mais frescos do dia, bem cedinho pela manhã ou perto do pôr do sol. Mas lembre-se: nada de força-lo além do limite, adapte as atividades de forma que o cachorro consiga acompanhar tranquilamente.