fbpx

Dicas para controlar o cheiro ruim da caixa de areia

Meu cachorro está comendo grama: devo me preocupar?
10 abril, 2018
Meu pet foi intoxicado: e agora?
27 abril, 2018

O cheiro que exala da caixa de areia é uma das partes mais difíceis de lidar para os apaixonados pelos gatos. Apesar de os bichinhos serem super limpos, a urina e as fezes têm um odor bastante forte, o que causa algumas dúvidas nos tutores: o que fazer para minimizar o cheiro? Como limpar a caixa? É preciso trocar a areia de quanto em quanto tempo?

Não se preocupe, cat lover! Criamos uma lista com alguns cuidados essenciais para se ter com a caixa de areia que facilitarão tanto a sua vida quanto a do seu bichano! Confira:

Limpe a areia diariamente

A urina e as fezes velhas, quando alojadas por muito tempo, começam a espalhar um odor forte por toda a casa. Por este motivo, é imprescindível que você retire os excrementos deixados pelo seu gatinho pelo menos duas vezes por dia.

Lave a caixa toda semana

É aconselhável que se lave a caixa de areia toda semana. Retire a areia contaminada e lave a caixa com água morna, cloro e sabão neutro, evitando produtos que contenham amônia, pois eles podem piorar o cheiro! Assim que terminar de lavar, seque bem e coloque uma areia nova.

Use uma areia que neutralize odores

Existem vários tipos de areias que neutralizam odores, o ideal é você testar até encontrar uma que o seu gato se adapte bem, pois pode ocorrer de o animal se sentir desconfortável com determinado produto e, por isso, não querer usar a caixa para fazer as necessidades.

Opte por deixar a caixa em um local arejado

Justamente por causa do cheiro forte, muitos tutores acham que é melhor deixar a caixa de areia em um local pequeno e escondido da casa, quase sempre escuro e sem ventilação. Este é um erro grave! Ao deixar a caixa isolada, o cheiro que exala dela vai se concentrar de forma bem mais intensa, tanto na caixa quanto em outros cômodos da casa. O correto é deixá-la em um local naturalmente ventilado e iluminado.

Troque a caixa uma vez por ano

Com um longo tempo de uso, a caixa pode ser danificada pelas garras do seu gato, criando lacunas que se tornam mais difíceis de limpar. Estes lugares costumam acumular bactérias, ocasionando um odor ainda mais forte. Por este motivo, é necessário que se troque a caixa de areia de ano em ano.

O Pet Doctor tem diferentes tipos de caixas e areias para a higiene correta do seu gato, venha conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *