fbpx

Como proteger meu cão dos barulhos de fogos de artifício?

Animais de estimação com donos fumantes podem ter câncer e outras doenças
8 fevereiro, 2018
Como acabar com o mau hálito do meu pet?
8 fevereiro, 2018

Quem tem cachorro sabe: eles odeiam os barulhos de fogos de artifício, rojões e explosivos, situação bastante estressante para os ouvidos supersensíveis que possuem. Normalmente, eles ficam extremamente agitados, nervosos e assustados com esses barulhos.

Por isso, separamos algumas maneiras de amenizar o sofrimento do bichinho nessas situações, confira:

Música

A primeira ideia é acostumar o cão com sons que ele não está habituado a ouvir, isso causa a dessensibilização ao ruído, bem como a redução da fobia. Coloque músicas diferentes por um período, você notará que ele ficará mais tranquilo quando tiverem fogos.

Técnica do pano

Use uma faixa de tecido macia e firme e amarre o cãozinho da seguinte forma: coloque o pano na altura do peito, cruze sobre o dorso e dê um nó próximo à coluna. Parece estranho, mas a pressão exercida pelo pano no animal trabalha a parte psicológica, dando a sensação de segurança e deixando o bichinho menos agitado.

Arrume um cantinho

Quando os fogos começarem, deixe que o seu cãozinho se esconda. Mantenha a caminha dele com brinquedos e água em um cantinho protegido, assim ele se sentirá melhor e terá menos risco de correr pela casa e se machucar.

Transmita tranquilidade

Os nossos cães se influenciam pelo nosso comportamento, por isso, se você transmitir tranquilidade na hora que os barulhos ocorrerem, ele verá que está tudo bem e ficará mais calmo. Além disso, ficar por perto também ajuda ele a se distrair e ficar bem.

Algodões no ouvido

Essa técnica é simples, porém eficaz: coloque algodões nas orelhas do seu pet, para que os sons não o incomodem tanto. O barulho vai ficar mais ameno e ele vai se sentir melhor.

Feche as cortinas

Mantenha as janelas e cortinas fechadas para evitar que as luzes dos fogos entrem, bem como para que o som não fique muito alto. Outra opção é ligar a TV e o ventilador para amenizar o som, afinal, esses são barulhos que os animais já estão mais habituados.

Gostou das dicas? Em breve, você confere mais aqui no blog do Pet Doctor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *