fbpx

Bola de pelos em cães e gatos: confira dicas e cuidados para diminuí-las!

Fogos de artifício: dicas e cuidados para os pets nas festas de fim de ano
Fogos de artifício: dicas e cuidados para os pets na véspera de fim de ano
24 novembro, 2021
Adotei! Posso mudar o nome do pet?
Adotei! Posso mudar o nome do pet?
18 janeiro, 2022
Bola de pelos em cães e gatos: confira dicas e cuidados para diminuí-las!

Vocês sabiam que as bolas de pelos não são condições restritas aos gatos? Podendo também acontecer com os cães, elas ocorrem pela ingestão de pelos do próprio animal ao se lamber ou lamber recipientes que contenham pelos.

Chamadas também de tricobezoar, elas possuem saliva, alimentos e outras secreções gástricas, que podem levar os pets a vômitos constantes. Por isso, é necessário que o tutor fique sempre atento aos sinais que o bichinho mostra.

Para diminuí-las, confira hoje algumas dicas e cuidados!

 

Escovação

Como primeira dica para diminuir as bolas de pelos, vamos falar sobre a escovação. Para os tutores felinos, a escovação é extremamente essencial, já que ao se lamber o bichano acaba ingerindo uma certa quantidade de pelos, provocando assim as bolas de pelos indesejadas.

Aos tutores felinos e caninos: obtenha o costume de realizar escovações semanais, acostumando o pet ainda novo. Desse jeito, o hábito se tornará mais cotidiano, ajudando na remoção dos pelos e gerando menos estresse na hora.

Além do mais, a escovação também diminui a queda de pelos, então é só sucesso!

 

Estimule o movimento e a boa alimentação

Por incrível que pareça, estimular o movimento do seu pet pode diminuir as bolas de pelos. As atividades físicas como um todo, seja brincando ou nas horas de passeio ajudam no funcionamento do organismo, incluindo o intestino.

Não menos importante, manter seu bichinho hidratado e alimentado com rações de qualidade também faz diferença na saúde do seu pet. Uma boa alimentação promove a digestibilidade do animal, diminuindo assim as bolas de pelos. Além disso, a Catnip é uma ótima dica para promover a expulsão das indesejadas bolinhas!

 

Consultas regulares

Sabemos que os tutores que acompanham o Pet Doctor estão sempre por dentro desse tópico, mas nunca é demais ressaltar: consultas regulares fazem toda a diferença.

Problemas relacionados ao intestino dos pets podem ocorrer e não é tão incomum ter as bolas de pelos como causa. Por isso, não negligencie a saúde do seu pet.

 

Fique atento

Alguns sintomas que podem indicar bolas de pelos no animal:

  • Desconforto abdominal;
  • Vômitos;
  • Diarreia ou fezes ressecadas;
  • Falta de apetite;
  • Apatia.

Não se esqueça: remover os pelos velhos e estimular o crescimento de novos pelos, mais belos e sedosos. Aos animais de pelos longos, todos esses cuidados devem ser redobrados!

Confira também: Queda de pelo em gatos: o que pode ser?

Quanto tempo faz que seu pet foi ao veterinário? Entre em contato com o Pet Doctor e agende uma consulta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *