Um tutor antenado sabe que o ideal é levar o seu animalzinho para banho e tosa em um pet shop, afinal, existem profissionais capacitados para isso, o que faz toda a diferença no resultado. Mas como saber se tais pessoas têm total cuidado com o nosso cão ou gato?
O primeiro passo é pesquisar sobre o ambiente: veja as avaliações nas redes sociais, se há alguma reclamação ou avaliação negativa. Converse também com seus amigos e pergunte onde eles levam os pets deles. Se o assunto é tosa, o ideal é conversar com tutores de cães com o pelo semelhante ao do seu, afinal, nem todos os profissionais acertam a tosa de todo tipo de pelo.
Depois de fazer a sua pesquisa, vá até o pet shop e peça para ver onde os animais ficam, onde tomam banho, conheça o funcionamento do lugar. Isso dará mais confiança de que o seu bichinho será bem cuidado naquele ambiente. Se você notar algo que não gostou, melhor partir para o próximo.
Quando o seu cachorro ou gato voltar do pet shop, observe-o. Ele parece muito agitado ou estressado? Está com um comportamento diferente? Esses podem ser sinais de que algo não aconteceu como o previsto. Além disso, eles ficam agressivos ou se isolam quando foram maltratados. Logicamente, você deve levar em conta se o bichinho não está muito habituado a sair de casa e, assim, a situação como um todo causa estresse.
Procure, cuidadosamente, se o seu bichinho tem algum corte, raspado ou qualquer outro ferimento. Acidentes podem acontecer, mas é dever do pet shop ter profissionais extremamente cuidadosos e avisar caso algo tenha saído fora do previsto. Você pode consultar um veterinário de confiança e pedir um laudo, evidenciando que houve maltrato.
Lembre-se sempre que, independente de ter sido um acidente ou um maltrato real, é preciso tomar atitudes cabíveis. Talvez apenas o ambiente do pet shop não seja ideal para o seu animal, dessa maneira, busque outro estabelecimento mais adequado para ele.