Adotar um cachorro é um passo muito importante e é preciso se preparar para tal responsabilidade, ainda mais se você é um “tutor de primeira viagem”. Dessa maneira, você precisa organizar algumas questões antes de trazer o pet para a sua casa. Confira algumas dicas do que fazer nessas circunstâncias.
Em primeiro lugar, você precisa organizar a sua casa para receber o bichinho. Não deixe objetos tóxicos ou que possam machucar o animal em locais acessíveis. Tire do alcance dele tudo o que pode quebrar ou estragar, afinal, ele estará conhecendo o território e, se for filhote, será bem agitado e terá ímpetos de pegar tudo o que vê pela frente.
Além disso, organize o espaço em que o animal ficará, sua cama ou casinha, onde ficará o seu alimento e afins. Deste modo, ele se habituará a ter o seu espaço e se sentirá mais seguro.
Talvez você já tenha alguns nomes em mente, mas pense no seguinte: ele precisa ser curto para que o bichinho atenda com mais facilidade e com consoantes fortes que chamam mais a atenção na audição canina.
Informe-se com o seu veterinário de confiança sobre tudo o que precisa fazer quanto à saúde do seu bichinho, como as vacinas nos primeiros meses de vida. Tenha cuidado com a prevenção de doenças contagiosas como cinomose e parvovirose, além de parasitas, por exemplo: pulgas, berne, carrapatos e afins.
Se você quer cuidar do seu pet direitinho, vai precisar um pouco de cada um desses. Tempo para cuidar, ensiná-lo coisas básicas (fazer xixi no lugar certo, comer nas horas corretas, se comportar com visitas etc.), além de ajudá-lo a se adaptar ao lar. Quanto ao dinheiro, ter um bichinho requer mais gastos iniciais, alguns gastos fixos e eventuais gastos em casos emergenciais. Prepare o orçamento e garanta que poderá bancá-lo.
Organize a sua rotina para dar a atenção que seu bichinho merece. Tenha um horário para levá-lo passear, fazer suas necessidades, alimentar e brincar. Isso vai deixar o seu pet feliz e o ajudará com a rotina que o deixará menos ansioso com sua ausência, por exemplo.
Não pense que será fácil. Por mais maravilhoso que seja ter um companheiro, educá-lo requer paciência, seja ele filhote ou adulto. A adaptação demora um certo tempo e, até lá, ele vai aprontar um pouco. Mas, vai passar!