Atire a primeira pedra o tutor felino que nunca passou sufoco na hora de cortar a unha do bichano! Cortar a unha de um gato é uma técnica que exige prática, paciência e muito esforço, já que os peludos normalmente são impacientes e adoram fazer um drama.
Os gatos são seres únicos, de linguagem corporal própria e cheios de manias e características, pensando nisso, o Pet Doctor separou 5 dicas para te ajudar na hora de cortar a unha do gato, confira!
Pets exigem muitos cuidados. Mesmo que pareça um monstro de sete cabeças, cortar a unha de um gato pode ser mais simples do que muitos tutores imaginam, mas para que isso aconteça, é necessário costume.
Uma das primeiras dicas que o Pet Doctor possui, é acostumar o bichano desde cedo, assim, ele ficará menos estressado quando esse momento chegar e saberá que essa é uma situação que ele não precisa se preocupar.
É interessante como os pets parecem prever as situações que vem pela frente. Basta falar “unha”, “banho” ou “remédio” para os felinos, e pronto, os tutores felinos precisam se virar para achá-los ou alcançá-los entre os móveis.
Para evitar o desgaste nessas situações, é interessante que sempre haja brincadeiras, distrações e muito carinho na hora de cortar as unhas, assim, ele sempre terá uma imagem positiva desse momento.
Nós sabemos a dificuldade de cortar as unhas de um gato quando o pet não é acostumado, então aqui vai um passo-a-passo:
Cortar a unha de um gato não é brincadeira. A prática mal executada pode levar o bichano a ferimentos severos e de risco, por isso, tenha um cortador específico para gatos e em bom estado.
Existem muitos cortadores no mercado que facilitarão esse processo, pesquisa, escolha o ideal e evite dores de cabeça futuras.
Ouviu os barulhinhos do pet andando pela casa ou percebeu os móveis arranhados? Está na hora de cortar as unhas!
O receio é normal e bastante real na vida dos tutores. Na dúvida, procure um especialista que possa realizar o processo e te ensinar a cortas as unhas do seu pet, assim você aprende da maneira correta e ganha confiança.
Veja também: Enriquecimento ambiental para gatos: confira dicas e ideias
Continua com receio? Contate um especialista, fale com um de nossos veterinários!