Não é segredo quando afirmamos que os animais de estimação têm o dom de trazer alegria aos nossos lares! Mas você sabia que existem diversos benefícios dos animais de estimação para as crianças?
Calma, não estamos tentando te influenciar para realizar o desejo dos pequenos quando eles pedem um pet! Segundo especialistas, além dos benefícios no desenvolvimento social infantil, ter um animal de estimação pode sim significar melhoria na saúde dos pequenos.
Quer saber mais como esse convívio faz bem aos pequeninos? Confira 10 benefícios dos animais de estimação para crianças:
Pets são uma ótima maneira de ensinar crianças a terem senso de responsabilidade. Aquele novo integrante da família é totalmente dependente, e precisa de alguém para lhe dar comida, passear, dar banho, manter o local em que ficam limpo, manipular remédios e oferecer amor e carinho.
Assim, os pequenos vão aprendendo que nem tudo é só brincadeira, e é muito importante que os responsáveis incluam as crianças nos cuidados com os animais.
O convívio pode proteger as crianças de infecções e até diminuir o risco de asma e dermatite atópica, duas doenças que dão trabalho na infância.
Muitos pais escolhem não ter pets por medo de desencadear alergias nos filhos. Porém, estudos da Universidade de Wisconsin-Madison mostraram que as chances de uma criança desenvolver alergias respiratórias são 33% menores com um bicho de estimação. Cães e gatos ajudam a fortalecer o sistema imunológico das crianças, fazendo com que o corpo ganhe mais resistência a algumas substâncias
Os dois primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento cerebral. Quanto mais estímulos, mais conexões se formam entre os neurônios e diversos estudos demonstram que a evolução do cérebro acontece a uma velocidade incrível nesse período.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a relação com os animais faz com que as crianças tentem várias vezes a realização da mesma atividade, como ensinar o pet um truque ou jogar a bolinha, o que aperfeiçoa habilidades motoras.
O desenvolvimento emocional também é um dos benefícios dos animais de estimação para crianças!
Autocontrole, socialização e capacidade afetiva são alguns dos aspectos positivos mais conhecidos. Ter um companheiro ensina a interpretar os sentimentos e necessidades de outro ser, o que ajuda a trabalhar empatia, além do estímulo à comunicação não verbal e do carinho com o próximo.
Crianças com transtornos físicos e neurológicos se beneficiam muito do convívio com animais de estimação.
Estudos já confirmaram, por exemplo, que crianças e adolescentes autistas que crescem ao lado de animais têm menos problemas para conviver em sociedade mais tarde, pois adquirem noções de respeito e responsabilidade mais cedo. Além disso, os animais também ajudam o controle da ansiedade e agressividade, muito comum em pequenos que estão dentro de espectro autista.
Para os pequenos, um relacionamento com um animal é uma maneira de transmitir lições importantes para a criança. Nascimento, reprodução, acidentes e luto são alguns dos ensinamentos que serão úteis em futuros eventos da vida.
Cães, gatos e companhia podem ajudar a relaxar e acalmar a criança. Uma das teorias para explicar isso é a de que, ao afagar o animal de estimação, o corpo libera hormônios como a ocitocina, ligada ao estabelecimento de vínculos e a uma melhor resposta psicológica e fisiológica ao estresse.
O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) já publicou um estudo mostrando que ter um animal em casa pode diminuir o risco de ansiedade infantil.
Os tutores sabem que ter um animal de estimação significa se mexer! Levar o pet para passear ou brincar com ele é uma ótima ideia em um mundo que se preocupa com os níveis de sedentarismo em jovens e o aumento na incidência de obesidade infantil. Quanto mais envolvida com o animal a criança for, maiores as chances de ela ser ativa!
Cães são ótimos para ajudar crianças a socializar, principalmente durante os passeios. Como muitas crianças gostam de animais, é muito provável que o cão chame a atenção de outros pequenos.
Não é conversa de filme! Os pequenos sempre confiam no seu pet para desabafos. Por acreditarem que entendemos tudo o que falam, constroem uma relação muito íntima com os animais. Essa confiança gerada é ótima para que os pequenos possam refletir sobre suas próprias atitudes e até reconhecerem quando estão errados.
Viu como os pets beneficiam a saúde e o modo de vida dos pequenos? Aproveite e confira algumas raças de cachorros que se dão bem com crianças!