fbpx

Dicas para cuidar de gatos de pelo longo

Cuidados com cachorro na piscina
Cachorro na piscina? Confira os cuidados com o pet!
30 outubro, 2020
Como acostumar cachorros juntos
Dicas para acostumar cachorros juntos
30 outubro, 2020
dicas para cuidar de gatos de pelo longo

Os felinos são conhecidos por serem limpos e higiênicos por natureza. Porém, alguns gatos de pelo longo precisam de uma ajudinha dos tutores, principalmente com a chegada do verão. Se esse é o caso do seu pet, confira essas dicas:

Escovação

Gatos de pelo longo tendem a perder mais pelos, por isso, a escovação diária é fundamental. Além de retirar o excesso, a escovação previne nós e emaranhados.

Se você perceber um nó na pelagem, não tente forçar com um pente ou escova, pois pode acabar machucando o animal. Aplique um pouco de desembaraçador e deixe agir. Se o nó estiver muito difícil, prefira cortar um pedaço do pelo do que tentar desembaraçar. Só cuidado para não cortar a pele do animal.

Tosa

Apesar de não ser um tema frequente, a tosa felina existe e pode ser feita, principalmente nos gatos de pelo longo, mas a recomendação varia para cada pet.

Em alguns casos, é possível que apareçam nós e objetos grudados na pelagem. Nessa situação, a tosa é recomendada apenas para remover o excesso de pelo e evitar que seu gato se machuque. Alguns gatos com pelo comprido ou muito grosso também podem sofrer mais no verão, principalmente em localidades mais quentes. A tosa é feita com tesoura para deixar o animal mais fresco.

Se seu pet sofre com a formação de bolas de pelos, independentemente do tamanho da pelagem, a tosa também pode ser uma boa opção, pois as bolas de pelos podem gerar complicações no sistema digestivo.

Mas, atenção! Antes de tosar seu gatinho, recomendamos que você converse com um de nossos veterinários para checar a real necessidade do procedimento. Alguns felinos não aceitam bem a tosa, e podem ficar agressivos ao serem manuseados por outras pessoas. A tosa estética, como é feita em cachorros, não é recomendada para os gatos.

Banho

Sim, os gatos também precisam de banho! Apesar da frequência ser menor do que a dos cães, o banho ajuda a remover a pelagem em excesso, retirar a sujeira e prevenir o aparecimento de parasitas, principalmente em gatos com acesso à rua. Consulte seu veterinário e pergunte sobre o assunto!

Escolha da ração

Uma pelagem bonita e sedosa também depende da alimentação do bichinho. Por isso, se seu gato tem pelo longo, escolha rações específicas para esses pets, como as rações para queda de pelos.

Gostou das dicas? Acesse nosso blog para saber mais sobre cuidados com gatos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *