Você já tem um cãozinho em casa e está pensando em adotar outro? A maioria dos cães são bem sociáveis e aceitam bem a chegada de outro pet, afinal eles terão companhia para brincar e passar o tempo enquanto você não estiver por perto. Mas a decisão de adotar um novo bichinho também precisa de alguns cuidados.
Se seu pet está prestes a ganhar um amigo, confira essas dicas para acostumar cachorros juntos!
Para facilitar a aceitação dos cães, considere a personalidade dos animais. Seu cão já é mais velho e tranquilo? Pode ser que não seja uma boa ideia levar um filhote cheio de energia para casa. Cachorros parecidos têm maiores chances de se darem bem.
O ideal é que cada pet tenha suas próprias coisas: caminha, casinha, brinquedos e comedouros. Isso evitará brigas por territórios e ciúmes, principalmente do cachorro mais velho.
No primeiro dia de contato entre os pets, algumas dicas podem ajudar na socialização:
É normal que nos primeiros dias os cães se estranhem um pouco e fiquem se cheirando. Isso faz parte do processo de reconhecimento de hierarquia, quando o cachorro que está há mais tempo na casa ganha o respeito do novato. Nessas horas, é sempre bom estar por perto caso algum deles fique irritado com a presença do outro.
Para acostumar os cachorros juntos, o reforço positivo é essencial para mostrar aos pets que eles estão se comportando bem. Quando perceber que os dois estão tranquilos com a presença do outro, ofereça petiscos e brinquedos. Mas, cuidado! Para evitar brigas, o ideal é dar a recompensa em ambientes separados, e sempre para o pet mais velho primeiro.
A atenção do tutor também será fonte de disputa entre os pets. Para evitar que algum deles, principalmente o primeiro cão, sinta-se rejeitado, tente balancear bem os carinhos e brincadeiras. Às vezes, cães mais velhos tendem a se sentir trocados, principalmente por filhotes, que exigem mais atenção dos tutores, o que pode desencadear quadros de depressão e comportamento compulsivo.
Até que os cães se acostumem um com o outro, ter o tutor fora de casa pode se tornar um momento de tensão. Por isso, quando for deixá-los sozinhos, prefira colocar cada um em um ambiente, separado por uma porta ou portão. Isso evitará brigas indesejadas e possíveis acidentes.
Lembre-se: o processo de acostumar cachorros juntos não é rápido e exige certa dedicação. Por isso, antes de adotar outro amigo, considere todos esses pontos!
E para acostumar o cachorro com a casa e com a família? Confira esses posts sobre o assunto!