fbpx

Dicas para acostumar cachorros juntos

dicas para cuidar de gatos de pelo longo
Dicas para cuidar de gatos de pelo longo
30 outubro, 2020
doenças de pele em cães
Doenças de pele em cães: conheça as mais comuns
30 outubro, 2020
Como acostumar cachorros juntos

Você já tem um cãozinho em casa e está pensando em adotar outro? A maioria dos cães são bem sociáveis e aceitam bem a chegada de outro pet, afinal eles terão companhia para brincar e passar o tempo enquanto você não estiver por perto. Mas a decisão de adotar um novo bichinho também precisa de alguns cuidados.

Se seu pet está prestes a ganhar um amigo, confira essas dicas para acostumar cachorros juntos!

Antes de adotar outro cachorro

Para facilitar a aceitação dos cães, considere a personalidade dos animais. Seu cão já é mais velho e tranquilo? Pode ser que não seja uma boa ideia levar um filhote cheio de energia para casa. Cachorros parecidos têm maiores chances de se darem bem.

A chegada do segundo cachorro

O ideal é que cada pet tenha suas próprias coisas: caminha, casinha, brinquedos e comedouros. Isso evitará brigas por territórios e ciúmes, principalmente do cachorro mais velho.

No primeiro dia de contato entre os pets, algumas dicas podem ajudar na socialização:

  • Primeiro, deixe que os cães façam contato visual, mas sem se tocarem. Pode ser através de uma porta de vidro, um portão ou com um dos cães presos na caixinha de transporte;
  • Para iniciar o contato físico, o ideal é prender o cão mais velho na coleira e introduzir o mais novo aos poucos. Esse cuidado é fundamental caso algum deles se estresse e fique agressivo;
  • Se possível, mantenha os espaços dos pets separados até que se acostumem bem com a presença do outro. Caminha, casinha e comedouro não devem ficar no mesmo local, pois podem gerar disputa pelos objetos.

Acostumando os cachorros juntos

É normal que nos primeiros dias os cães se estranhem um pouco e fiquem se cheirando. Isso faz parte do processo de reconhecimento de hierarquia, quando o cachorro que está há mais tempo na casa ganha o respeito do novato. Nessas horas, é sempre bom estar por perto caso algum deles fique irritado com a presença do outro.

Para acostumar os cachorros juntos, o reforço positivo é essencial para mostrar aos pets que eles estão se comportando bem. Quando perceber que os dois estão tranquilos com a presença do outro, ofereça petiscos e brinquedos. Mas, cuidado! Para evitar brigas, o ideal é dar a recompensa em ambientes separados, e sempre para o pet mais velho primeiro.

A atenção do tutor também será fonte de disputa entre os pets. Para evitar que algum deles, principalmente o primeiro cão, sinta-se rejeitado, tente balancear bem os carinhos e brincadeiras. Às vezes, cães mais velhos tendem a se sentir trocados, principalmente por filhotes, que exigem mais atenção dos tutores, o que pode desencadear quadros de depressão e comportamento compulsivo.

Deixando os cães sozinhos em casa

Até que os cães se acostumem um com o outro, ter o tutor fora de casa pode se tornar um momento de tensão. Por isso, quando for deixá-los sozinhos, prefira colocar cada um em um ambiente, separado por uma porta ou portão. Isso evitará brigas indesejadas e possíveis acidentes.

Lembre-se: o processo de acostumar cachorros juntos não é rápido e exige certa dedicação. Por isso, antes de adotar outro amigo, considere todos esses pontos!

E para acostumar o cachorro com a casa e com a família? Confira esses posts sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *