Você já tem um gatinho em casa e está pensando em adotar outro? Os felinos podem ser grandes companheiros, mas é preciso alguns cuidados na adaptação. Confira algumas dicas para acostumar dois gatos juntos!
Se você decidir levar um novo gato para casa, leve em conta a personalidade dos bichinhos: quanto mais parecidos, mais fácil será a adaptação! O sexo também é uma decisão importante, já que gatos machos tendem a ser mais territorialistas, e por isso, podem acabar brigando com mais frequência com outros machos.
É sempre mais fácil adaptar um filhote às novas regras, mas isso não significa que gatos mais velhos não possam se dar bem com a nova companhia.
Antes de tudo, é necessário checar se os dois gatos estão com a saúde e com as vacinas em dia. Isso porque diversas doenças podem ser transmitidas entre os bichinhos, com a FeLV e FiV, além de verminoses e parasitas, como as pulgas.
Os gatos são animais territorialistas, e não gostam quando sentem que seu espaço está sendo invadido. Para acostumar dois gatos juntos, é preciso ter um pouco de paciência, principalmente se forem adultos.
Nos primeiros dias, o ideal é manter os gatos em espaços separados. Mantenha o novo morador em um local fechado, como um quarto ou sala, enquanto o gato da casa tem acesso livre aos outros cômodos, como já está acostumado. Primeiro, eles vão sentir o cheiro um do outro, através da porta. Depois, o primeiro contato pode ser feito aos poucos, mas sempre com supervisão caso se estranhem e comecem a brigar. Essa divisão pode durar quantos dias forem precisos, até o tutor perceber que os felinos já estão mais acostumados com a presença um do outro.
É importante que, mesmo que estejam convivendo no mesmo espaço, cada gato tenha seus próprios objetos como caixa de areia, comedouro, bebedouro e brinquedos.
Aos poucos, comece a deixar os gatos mais próximos um do outro por mais tempo. Interfira apenas se começarem a brigar. Nessa fase, é importante recompensar o comportamento positivo: se estão brincando e se dando bem, ofereça um petisco, sempre ao gato mais velho primeiro, para demonstrar hierarquia.
Se você adotou um filhote, é normal que ele demande mais atenção, mas cuidado: seu gato pode ficar ciumento e considerar o novo morador uma ameaça. O ideal é tentar dar o mesmo carinho e cuidado aos dois. Dê preferência às brincadeiras e momentos em que os dois possam estar juntos com você.
Antes de adotar um novo pet, lembre-se: essa é uma decisão a longo prazo, que implica e novos custos e responsabilidade!
Acesse nosso blog e confira outras dicas para tutores de gatos!